sexta-feira, 29 de outubro de 2010

"O que elas estão lendo?" e minha leitura do final de semana

Ontem comecei minha procura por novos blogs pesquisando "blogs de brasileiros no exterior". Aí encontrei o Saia Justa, de uma brasileira na Alemanha (país numero um na minha lista de lugares que ainda quero conhecer, pois falo um pouco alemão e sou descendente). A Georgia é a mamãe que quero ser, super atenciosa e fala da família com muito amor. Ela e a Flávia têm um blog muito legal, o "O que elas estão lendo?", onde só mulheres mandam "resenhas" de livros que leram. Acho que de lá sairão muitas idéias para minhas leituras. Daí resolvi compartilhar o último livro que li lá no Siriu, o Pinga-Fogo com Chico Xavier.



Pinga-Fogo com Chico Xavier
Organizador: Saulo Gomes
Editora: InterVidas
Nº de Páginas: 272
Gênero: Entrevistas

Por que leu este livro? Porque dentro da doutrina espírita no Brasil, Chico foi precursor e dono de um respeito que transcende religiões. Sua humildade e abnegação aos direitos autorais sobre seus livros foram imprescindíveis para isso. O livro chegou até mim quando minha cunhada pediu pra que eu escolhesse um livro de presente pro meu sogro, adepto da doutrina. Escolhi de olho em ler também!

O livro é sobre... O programa Pinga-Fogo, da TV Tupi, muito famoso na década de 70. Houve duas edições, recordes ainda não batidos de audiência, nas quais Chico era perguntado sobre os mais diferentes temas que passam por aborto, homossexualismo, divórcio, política, futebol, sexo e claro, religião. Trechos do programa fazem parte do recém-lançado filme sobre sua vida.

O que achou mais interessante? Existem muitos livros e documentários sobre a vida de Chico. Há, principalmente, sua extensa obra 451 de livros psicografados. Mas este livro reflete Chico por suas próprias palavras, e deixa claro sua personalidade admirável e o carinho dos presentes no programa, tanto entrevistadores como platéia.

Pontos fracos? O programa fala de temas atuais para a época. É como ler sobre a visão da Igreja Católica há 500 anos atrás. Algumas coisas mudaram, como por exemplo, o uso das pílulas. Outras surgiram, como a internet, a possibilidade de clonagem, o novo momento político do país no que tange a democracia... É uma pena não podermos dispor da opinião de Chico para estes temas.

Para quem indica? Àqueles que gostam de refletir sobre as questões da vida, vivenciar novos pontos de vista e conhecer superficialmente a Doutrina Espírita. Também às pessoas que desejam entender o “fenômeno Chico Xavier”, o porquê de ele ser respeitado por uma maioria não só nacional, como mundial. Para pessoas de todas as religiões.

Nota? 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário